domingo, 20 de junho de 2010

Multitasking

Mais do que uma simples forma clichê de se começar um parágrafo em uma introdução de um trabalho, a complexa estrutura social em que vivemos favorece o surgimento de paradoxais relações humanas, tão facilmente oservadas hoje em dia. (vixi...)

Essa semana, recebi um email de @edersantana me sugerindo a leitura de um blog. O autor, apoiado em uma pesquisa "coming out of Stanford’s Communication between Humans and Interactive Media (CHIMe) lab " relatava suas excêntricas atividades objetivando não ter sua atenção desviada de seus "main goals", já que, assim como aponta o estudo, pessoas que vivem num ambiente bombardeado por infomações via celular, email etc. tem mais dificuldades em conseguir focar-se em suas atividades principais e, além disso, podem desenvolver problemas permanentes.

O texto, muito bem escrito por sinal, me fez pensar sobre minhas atitudes. Tenho um computador que, ao conectar-se a internet, me informa se possuo emails não lidos, quais os blogs que acompanho publicaram coisas novas, o que as pessoas que sigo e me relaciono via redes sociais pensam e fazem... Enquanto escrevo esse post, por exemplo, converso com minha mãe e meu irmão, assisto ao jogo da Itália VS Nova Zelandia, sou informado, pelo twitter, sobre o incêndio em um morro carioca e acabei de lembrar de pesquisar o preço de um produto, tendo plena consciência que mais tarde preciso terminar alguns trabalhos.

Além disso, sou estudante de Letras e Jornalismo. No primeiro curso, estudo a linguagem e as características que cercam esta faculdade humana. No outro, o objeto de estudo é a implicação da linguagem sobre a sociedade, objetivando a comunicação em sua forma mais eficaz. Neste caso, me refiro a uma comunicação para a massa e sobre os mais diversos assuntos. Informação, dessa forma, é algo obrigatório. Quanto mais informação e inteirado sobre tudo o que acontece, melhor!

O multitasking, no meu caso, é obrigação. No caso de um estudante de ensino fundamental, é justamente o contrário. No caso de um cientísta que observa células, também. Devo ser, assim como o blog da Rosana Hermann, especializado em generalidades. E se alguém disser que isso prejudica minha capacidade de focar-me nas coisas de que preciso, gostaria de dizer que... DROGA! A Itália empatou!