domingo, 27 de junho de 2010

Guaraná Jesus, jornalismo parcial e burrice

Hoje pela manhã li um tweet da @saritabastos falando sobre um post, publicado em um dos blogs hospedados no site do The NY Times, sobre o Guaraná Jesus. O jornalista Seth Kugel, autor do texto, fala da sua viagem pelo Maranhão e da experiência de ter tomado o guaraná comercializado apenas no estado. (Leia clicando aqui)
Na mesma hora fiz um post com uma brincadeira, publiquei e, ao twittar o link, li que o Décio Sá, dono de um blog no portal iMirante, havia postado a mesma notícia.
Imediatament tirei o meu post do ar por questões ideológicas e esquerdistas mesmo sem ter uma posição ideológica lá muito "posicionada" e sem ser lá muito esquerdista também. Ao ler o que foi escrito com mais atenção, por outro lado, aprendi como é que podemos manipular uma notícia e agora apresento-lhes essa análise altamente reveladora. Mas ó, te prepara que a parada é lifechanging, viu?!

O título Maranhão é destaque no The NY Times não é lá muito verdade. O fato é que um jornalista da publicação norte americana veio para o Brasil e comentou sobre o estado em seu blog.
Mas até aí beleza. Pode ser argumentado que o título Um jornalista no The NY Times veio aqui e falou que tomou refri nos lençóis maranhenses em seu blog não é lá muito apelativo.
O que me chamou mesmo atenção foi a foto da Tia Rose (ou simplesmente Roseana, sem o Sarney, já que todos os veículos de comunicação controlados pela família são proibidos de relacionar o nome da governadora a esse sobrenome).

Cara, o texto não fala nada sobre governo do estado ou coisa do tipo. Nada feito por ela pode ter influenciado nas coisas ditas, saca? Até a foto, segundo o próprio Décio, foi tirada há duas semanas, bem antes de ter saído o post no blog do cara. Em outras palavras, o quê que o cu tem com as calças? Por quê, eu te pergunto, que ao falar de alguma coisa que possa despertar um sentimento de orgulho nos maranhenses o jornalista taca uma foto de Roseana SARNEY. Sacou qual é a dele? Mó para que se faz com cachorro, mano!

A minha análise não para por aqui nãããão! Saca só essa:
Por mais contrário que eu possa ser à governadora, sempre achei que ela fosse muito inteligente, afinal de contas, fazer tudo o que fez/faz e continuar fora da cadeia não é pra qualquer um.
Entretanto, senhoras e senhores, deem mais uma olhada na foto postada no blog do iMirante. Olhem para o que Tia Rose tem nas mãos! (Eu sei que é difícil. A testa do mano atrás dela também me distraiu por muito tempo, mas tente se concentrar!)
Percebam que a governadora tem em suas mãos um iPad.
[óóóóóóóóóóóóóóóóóó]
TODOS SABEM QUE SÓ SE COMPRA UM PRODUTO DA APPLE QUANDO ELE JÁ ESTÁ NA SUA SEGUNDA GERAÇÃO!
burra!
Depois dessa eu me despeço. Mas vou sabendo que meu dever foi cumprido. De nada, viu?! Precisando que eu abra os olhos de vocês de novo é só avisar.