quarta-feira, 9 de março de 2011

é carnaval em Salva... São Luís.

Futebol, samba e carnaval estão no coração de todos os brasileiros.
Bom, se isso for verdade, então me chama de americano, porque taí elementos com os quais eu não me identifico. É bem verdade que não posso dizer que sou um total alheio ao futebol, até porque seria impossível morando no Brasil, mas carnaval e samba é outra história.

Antes de qualquer coisa gostaria de dizer que não gostar de samba e carnaval nada tem a ver com uma possível "superioridade". Eu sou um ser superior por diversos outros fatores, não por não gostar de carnaval. Até porque taí uma parada que eu acho meio bocó: neguinho que se acha intelectualmente superior por gostar de determinado tipo de programa, filme, estilo musical... Acredito que existem coisas com mais apelo social que outras, e, se você é um cara que tá numas de curtir cinema francês, bacana. Se bem que gente que me diz que assiste ao Big brother porque faz um estudo antropológico das relações sociais em situações extremas também força a barra. Mas depois falo sobre isso.

Voltando ao carnaval, acredito que as pessoas têm que, realmente, procurar coisas que as façam felizes e as divirtam, afinal de contas, país bem cagado esse que a gente vive, hein?! Beleza que, em muitos dos casos, acredito que a culpa dessa cagada toda é nossa, mas como eu sei que mudar o mundo dá muito trabalho e eu tô com preguiça de me levantar, quero mais é ser feliz e ver todo mundo alegre também. Alienação nunca matou ninguém, vai matar agora? A gente vive assim há 500 anos... Portanto, divirtam-se, meus filhos. Se é carnaval o que é preciso para que vocês parem de tentar me convencer da importância do forró para a minha vida, então carnaval pra todo mundo. Axé! Olha a Ivete ali! Salvador! Acarajé!

Não vou dizer que não sou "tocado" pelo carnaval. Até botei na Globo antes de dormir pra ver qualéqueera a desse ano nos desfiles das escolas de samba. Além disso, maranhense que sou, procurei ver a o resultado das "agramiações" locais e supresa: Favela do Samba foi campeã pela sexta vez consecutiva.

Né por nada não e tal, parabéns ao pessoal da comunidade e coisa do tipo, mas tá meio na cara que as outras nunca vão ganhar tendo que fazer fantasia com papel crepom e bola de isopor pintada com guache e purpurina.
Me manda um e-mail se eu tiver errado, mas essa favela sempre ganha porque tem mais dinheiro que as outras, né não?!

Na humildade, como eu sei que ninguém ligado ao carnaval maranhense vai ler isso aqui, vamo lá: vergonha alheia. Sério. Da até um pouco de pena. Na boa.
Bumba-meu-boi, beleza. É bacana, cultura e tal, sem contar que é mais bem feito. Mas desfile das escolas de samba? Sério?
Neguinho que vai sair nos "carros" alegóricos até rezam um terço antes. Juro. Porque, né?! Se não morrer caindo lá de cima, pode pegar um tétano da ferrugem ou sei lá. A parada é tão desgraçada que os carros ficam no meio das avenidas por MESES e ninguém vai buscar. Quem se importa?

Eu fico imaginando como é que devem ser os critérios de votação. Sim, porque critérios como alegoria, comissão de frete, samba-enredo não devem ser levados em consideração, até porque não tem nada disso aqui. Alegoria é só um monte de cartolina junta, comissão de frente são três "gato pingado" que tiveram coragem de ir antes que todo mundo e samba-enredo é uma musiquinha cansada, cantada por um mano sem fôlego que ninguém entende o que diz embalado por uns batuques sem muito rítmo.
Acho que os critérios analisados devem ser: força de vontade, coragem, alto estima, boa intesão...
Imagina aí
Boa intenção: DEEEEZ!
Sim, porque a caveira de papelão não ficou láá muito parecido, mas o que vale é a vontade! Sem contar que, assim como diz a propaganda da Faber Castel, basta imaginação pra tu ver um monte de gazela saindo do teu caderno mal pintado.
Alto estima: DEEEEZ!
Por que todo mundo viu que as destaques não eram bonitas, mas né?! Destruir o sonho de jovem moças pra quê?
Coragem: NOVE E MEIO.
aaaaaaaaaaaaaah! Injustiça! Por que?
Porque todo mundo viu que a moça que mora do lado da quitanda ficou com medo e botou a afilhada recém chegada do interior no lugar dela no alto do carro alegórico. Até agora a bixinha tá vomitando, tadinha, num tá acostumada com toda essa adrenalina de andar de carro e, ainda por cima, pendurada se sacolejando vestida de Emília do Sítio.
O enredo era sobre viagens intergaláticas, mas tinham as fantasias sobrando e o papel laminado do carro acabou. Para poderem usá-las, criaram a ala: viagens intergaláticas por meio da leitura das obras infantis de Monteiro Lobato. Bem bolado. No meio de um monte de alienígena, eis que surgem o Saci e quatro Visconde de Sabugosa.

No final das contas o importante é se divertir. Eles sambando e eu aqui escrevendo besteira. Feliz 2011 e até a páscoa. E se é pra ser divertir com o carnaval, que seja em grande estilo: